segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Sessão Distrital I
Por enquanto, só podemos dizer que, apesar de não termos eleito nenhum deputado para a Sessão Nacional, demos provas de valor cívico ao termos influenciado de forma decisiva a redacção da primeira medida a defender pelo Círculo de Braga na Sessão Nacional.
sábado, 16 de fevereiro de 2008
O nosso projecto de recomendação é o seguinte:
Exposição de Motivos:
Cabe às escolas serem pioneiras na aplicação de qualquer medida que vise o bem do futuro dos cidadãos. Sendo os problemas ambientais a principal preocupação da actual geração, que vê o seu futuro comprometido, é de vital importância que as escolas sejam as primeiras a dar o exemplo de rigor na aplicação de medidas ecológicas.
O Estado não pode ignorar a urgência desta medida promovendo cortes orçamentais para os estabelecimentos escolares, já que a aplicação de medidas ecológicas resulta, a longo prazo, numa poupança significativa para as escolas e, por conseguinte, para o próprio estado.
Os deputados eleitos para a Sessão Escolar manifestaram ainda outras preocupações a nível do investimento nas energias alternativas. O investimento em estruturas de energias renováveis e, nomeadamente a captura de energia solar é uma atitude a promover desde que se tenha em conta que estas estruturas e, em especial, os chamados painéis solares são constituídos por materiais altamente poluentes, nomeadamente por metais pesados.
Verifica-se, ainda, que muitos painéis degradados são simplesmente abandonados, representando um perigo para a saúde pública. Com a obrigatoriedade da colocação de painéis solares nas habitações, o perigo é ainda maior, pelo que o Estado deve dar garantias de que os painéis degradados não se tornarão lixo tóxico e que são encaminhados para locais onde sejam sujeitos a tratamento conveniente, designadamente a sua reciclagem.
Medidas propostas:
1: Devem ser explicitadas em lei normas ecológicas no que diz respeito à utilização de energias alternativas e poupança energética e de materiais, a serem aplicadas nas escolas. Deverá caber a um órgão fiscalizador verificar o cumprimento dessas normas, tendo em conta os recursos de cada escola. Estas deverão incluir, por exemplo: substituição de lâmpadas normais por lâmpadas economizadoras, investimento em painéis solares, utilização de vidros duplos nas janelas, paredes pintadas de branco, utilização de sensores na iluminação dos corredores, garantia de separação do lixo produzido, entre outras.
2: O Estado deve garantir meios de fiscalização das estruturas utilizadas na obtenção de energia solar, nomeadamente os chamados painéis solares, visando o controlo de resíduos poluentes que advenham do abandono dos mesmos.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Resultados
Lista A: 31 votos
Lista B: 15 votos
Lista C: 22 votos
Lista D: 23 votos
Lista E: 22 votos
Lista F: 59 votos
Lista G: 190 votos
Votos nulos: 10
Votos em branco: 3
O que, em termos práticos, resulta na apuração dos seguintes deputados para a sessão escolar:
Lista A: 4 deputados
Lista B: 2 deputados
Lista C: 2 deputados
Lista D: 3 deputados
Lista E: 2 deputados
Lista F: 8 deputados
Lista G: 10 deputados
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
Eleições no âmbito do Parlamento dos Jovens
1. As eleições decorrerão durante todo o dia, entre as 10 h da manhã e as 17 horas da tarde, no átrio dos alunos.
2.Têm direito de voto todos os alunos matriculados na Escola, à excepção dos alunos do 5.º Ano de escolaridade.
( aluno do 9.º ano), e dois Secretários (um aluno do 6.º ano e outro do 8.º ano), um
Escrutinador que será um dos professores responsáveis pelo Projecto.
4. Cada aluno, apresentando-se perante a mesa, munido do cartão de estudante, indica o seu número, ano e turma, ao Presidente, este, depois de verificada a inscrição, entrega-lhe um boletim de voto.
5. Em seguida, o eleitor entra na câmara de voto e aí, marca uma cruz no quadrado respectivo da lista em que vota e dobra o boletim de voto em quatro e entrega ao Presidente da Mesa que o introduz na urna.
6. Encerradas as eleições, procede-se à contagem dos votos e no final desta é feito o apuramento dos resultados que serão imediatamente publicados por edital e afixados na Escola.
Escola E.B. 2,3 Gil Vicente, em 14 de Janeiro de 2008
A Professora Responsável
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
As medidas em debate
Lista A
Lista B
Lista C
Lista D
Lista E
Lista F
Lista G
Visita à escola do Deputado Miguel Laranjeiro
Os alunos que pertencem às listas estão dispensados das aulas que tiverem nesse horário. Os respectivos Directores de Turma já foram avisados. Todos os outros alunos poderão, igualmente, falar com os seus professores de modo a assitirem ao debate/palestra, principalmente se nessa hora tiverem Formação Cívica, Estudo Acompanhado ou Área de Projecto.
Convite ao debate
Já sabem que devem entregar às professoras Rosa Gomes e Ana Cristina Guimarães, bem como ao professor Manuel Anastácio, qualquer texto produzido pela lista que queiram pôr em debate.
Lista G: Escolas amigas do ambiente
A lista G pretende tornar as escolas mais económicas e amigas do ambiente. Para tal, pensaram na aplicação de várias medidas como: substituição de lâmpadas normais por lâmpadas economizadoras, investir em painéis solares, utilizar vidros duplos nas janelas, pintar as paredes de branco, usar sensores na iluminação dos corredores, colocar mais ecopontos, utilizar a geotermia...
Argumentam que as escolas são o exemplo que os alunos levam para casa, muitas vezes influenciando os pais a economizar e a serem amigos do ambiente.
Apesar de estas ideias terem um custo elevado no início, a longo prazo começam a dar lucro.
Decidimos também abordar este assunto, porque cada vez mais temos de apostar nas energias alternativas, pois as energias não renováveis estão-se a esgotar, como, por exemplo, o petróleo.
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
Lista F: Política de transportes
I - A utilização de biodiesel e do gás natural nos automóveis.
II - Melhorar os transportes públicos (aumentando o número de percursos percorridos, alargando o horário e diminuindo o custo dos bilhetes).
Justifica as duas medidas com as seguintes palavras:
I - Os automóveis são o meio de transporte mais utilizado pelos humanos, sendo assim, um gasto enorme de petróleo.
Para que se possa gastar menos petróleo e para que ele não desapareça, as pessoas podem usar um carro a gás natural, que consiste num carro que anda a gás, ou seja, com uma botija.
Também podemos andar em carros movidos a biodiesel que é mais ou menos óleo filtrado numa máquina específica, para que se transforme num gás menos poluente, que vai poupar o ar e evitar a extinção do petróleo.
II - Existem muitas pessoas a andar de carro, mas se começassem a andar em transportes públicos, o gasto de petróleo iria diminuir imenso. Mas as pessoas não andam muito de transportes públicos porque os bilhetes são caros, principalmente os autocarros. Também existem poucos transportes e o horário insuficiente.
Lista E: Saneamento básico
Justifica a necessidade desta medida dizendo que as fossas sépticas são responsáveis pela contaminação dos lençóis de água subterrâneos. O saneamento básico deve direccionar as águas residuais (esgotos) para Estações de Tratamento de Águas Residuais, de modo a evitar este problema.
Lista D: Fiscalização de painéis solares
A lista defende a medida dizendo que os painéis solares são uma fonte de energia renovável, mas não é uma energia "limpa", já que os painéis têm na sua constituição produtos tóxicos, como metais pesados. Verifica-se, ainda, que muitos painéis degradados, sem condições de funcionamento, são simplesmente abandonados, representando um perigo para a saúde pública. Com a obrigatoriedade dos painéis nas habitações onde se justifique, este perigo é ainda maior e o governo deve dar garantias de que os painéis degradados não se tornarão lixo tóxico."
Lista C: Pequenos gestos
Justifica a medida com o seguinte texto:
"Em 1880, 97% da energia consumida no mundo, provinha do carvão.
Hoje, o petróleo é a principal fonte energética do mundo, satisfazendo 37 % do consumo, seguido do carvão que representa 27%.
O nosso estilo de vida pode estar ameaçado e o nosso futuro comprometido se não encontrarmos novas soluções. Por essa razão, multiplicam-se os esforços na promoção da utilização eficiente da energia, e na aposta nas fontes de energia renováveis como o sol, o vento ou a água."
Lista B: Racionalizar o gasto de papel
A Lista B defende que os organismos públicos devem gastar menos papel e tinteiros, devendo-se penalizar aqueles que produzam documentos desnecessários ou em que se utilize estes materiais de modo pouco eficiente.
A lista justifica a sua proposta já que se deve evitar gastar papel, de modo a reduzir o número de árvores abatidas para o fazer. A utilização de tinta em excesso leva também à acumulação de produtos tóxicos no ambiente.
Lista A: A Energia da Biomassa
A Lista A justifica a sua medida, já que a considera útil para a prevenção dos incêndios florestais, ao incentivar a limpeza das matas, ao mesmo tempo que ajuda a fazer face às necessidades energéticas do nosso país. A queima controlada da biomassa é preferível à queima descontrolada nos incêndios.
Apresentação
O presente blog vai ser utilizado para a apresentação das propostas das diversas listas concorrentes à Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, da Escola E B 2, 3 Gil Vicente de Urgezes.
As Eleições para a Sessão Escolar vão realizar-se no dia 17 de Janeiro de 2008 e a Sessão Escolar será no dia 24 de Janeiro de 2008.
Até lá, as listas são convidadas a consultar este blog com regularidade, apresentando as suas propostas (que podem entregar às professoras Rosa Gomes e Ana Cristina Guimarães ou ao professor Manuel Anastácio) e outros textos que considerem conveniente. Não se esqueçam de comentar as propostas uns dos outros usando a caixa de comentários.