quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Lista F: Política de transportes

A Lista F defende duas medidas:

I - A utilização de biodiesel e do gás natural nos automóveis.

II - Melhorar os transportes públicos (aumentando o número de percursos percorridos, alargando o horário e diminuindo o custo dos bilhetes).

Justifica as duas medidas com as seguintes palavras:

I - Os automóveis são o meio de transporte mais utilizado pelos humanos, sendo assim, um gasto enorme de petróleo.
Para que se possa gastar menos petróleo e para que ele não desapareça, as pessoas podem usar um carro a gás natural, que consiste num carro que anda a gás, ou seja, com uma botija.
Também podemos andar em carros movidos a biodiesel que é mais ou menos óleo filtrado numa máquina específica, para que se transforme num gás menos poluente, que vai poupar o ar e evitar a extinção do petróleo.


II - Existem muitas pessoas a andar de carro, mas se começassem a andar em transportes públicos, o gasto de petróleo iria diminuir imenso. Mas as pessoas não andam muito de transportes públicos porque os bilhetes são caros, principalmente os autocarros. Também existem poucos transportes e o horário insuficiente.

7 comentários:

Anónimo disse...

A vossa medida é cool

Anónimo disse...

para que serve o biodisel

Anónimo disse...

Quando gravarem os vossos comentários,não se esqueçam de os assinar com uma alcunha... Comentários anónimos não são eticamente responsáveis e não ajudam ao debate.

Anónimo disse...

O que me garantem que o bio disel nao polui o ambiente. E se utilizarmos o bio disel muitas pessoas pode ficar sem alimento

Anónimo disse...

André: seria bom que justificasses essa tua afirmação sobre pessoas ficarem sem alimento, para que os elementos da lista possam ficar devidamente contextualizados.

Anónimo disse...

Se utilizarmos o bio disel teremos que utilizar milho e mais alguns alimentos origem vegetal e pensando vem á muitas pessoas em Africa e até mesmo em portugal que morrem á fome

José Pedro Ribeiro disse...

A opinião do André parece-me muito justa. De facto, o biodiesel coloca algumas problemas a nível de se utilizarem alimentos para os automóveis, quando deveriam ser para as pessoas. Além disso, muitas terras que poderiam ser aproveitadas na agricultura, tornar-se-ão usadas exclusivamente para a produção de combustível, que deve ser bem mais rentável e com um grau de exigência de qualidade bem inferior.